Na Herdade do Monte da Ribeira presenciámos um momento especial e bastante aguardado – o regresso do abutre-preto Pousio ao seu habitat natural.
Depois de ter sido encontrado ferido a 31 de janeiro, pela nossa equipa, o Pousio enfrentou uma recuperação longa e exigente. Graças ao esforço conjunto de várias entidades, conseguiu finalmente regressar aos céus da Serra do Mendro.
A sua devolução à natureza foi celebrada num evento de sensibilização, onde foi apresentado o projeto LIFE Aegypius Return, partilhado o percurso de reabilitação do Pousio e explicado o processo de descoberta e monitorização da colónia da Serra do Mendro, com o apoio da Liga para a Proteção da Natureza e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
No momento da libertação, hesitou por instantes, mas acabou por emocionar todos os presentes com um voo firme e sereno. Desde então, tem sido avistado a sobrevoar a Serra.
Este regresso é um sinal de esperança e de compromisso com a conservação da biodiversidade no Alentejo.
A Herdade do Monte da Ribeira expressa o seu profundo agradecimento a todas as equipas envolvidas, em particular ao ICNF, à LPN, aos Centros de Recuperação LxCRAS, CRAS HV-UTAD e CIARA, e à Vulture Conservation Foundation.